SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

terça-feira, 14 de julho de 2015

Honraria:Sabor de Maboque ganha o selo do PNL- Plano Nacional de Leitura


Este ano, no dia 21 de outubro, minha primeira cria literária, “Sabor de Maboque”, completará 6 anos. Foram dias de muitas e fortes emoções, encontros* e reencontros, palestras, lançamentos, comemorações, prêmios, eventos literários, entrevistas para jornais, rádios e TVs, milhares de exemplares vendidos e depoimentos emocionantes, emocionados e carinhosos de leitores recebidos de muitos países. Dentre eles me lembro de alguns que chegaram de Portugal, Brasil,  França, Canadá,  Estados Unidos,  Luxemburgo,  Bélgica,  Alemanha,  Angola,  Moçambique, Macau, China, Japão, Tailândia, Alaska, Itália, México, Espanha, Grécia. Gente que, como eu, viveu essa história e se sentiu catarseado ao lê-la ou simplesmente se emocionou por saber que ela foi real.
Mas o que terá me levado, 3 meses e alguns dias antes do aniversário “Sabor de Maboque”, a esta retrospectiva?
Uma mensagem muito especial, que recebi hoje da editora portuguesa Dinalivro, com a imagem  da capa da edição portuguesa  contendo uma pequena grande alteração me deixou em estado de graça e reflexão.
O “Sabor de Maboque” ostentará a partir de hoje em sua capa uma linda joia: o selo do PNL- Plano Nacional de Leitura.
Tal honraria é conferida aos livros avaliados por um grupo de trabalho, constituído por especialistas, que elaboram a lista de obras, que como citam em sua página oficial na internet tem: “qualidade de conteúdo, estética e revisão gráfica queconsideram adequadas aos diferentes níveis de competência e interesses da massaleitora e que potencia a educação do gosto e o amor à Lingua Portuguesa”
O PNL- PlanoNacional de Leitura é uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministerio da Cultura e o Gabinete do ministro dos assuntos Parlamentares.
Obrigada PNL e obrigada aos leitores com quem faço questão de partilhar esta honraria, pois sem vocês certamente o “Sabor de Maboque” não teria alçado voos tão lindos e tão altos.